quinta-feira, 10 de março de 2011

Como funciona um diferencial de automóvel

Sem palavras! Este vídeo é a melhor explicação sobre como funciona um diferencial de automóvel que já vi até hoje. Na verdade, foi a primeira vez que consegui compreender de verdade como funciona. O diferencial é um sistema de engrenagens no eixo traseiro que serve para permitir que as rodas possam girar com velocidades diferentes. Isso porque, quando o carro faz a curva, a roda de dentro da curva gira mais devagar que a de fora. Se não, uma delas vai derrapar. O pepino é: se há só um motor, como fazer com que as rodas girem com velocidades diferentes - e de modo que essa diferença não seja pré-determinada, mas dependa do que você resolve fazer com o carro? A explicação é fascinante. E o extraordinário é que é um vídeo dos anos 1930! Ao que parece, de lá para cá ninguém conseguiu imaginar jeito melhor de explicar. Dica de Leo Deppe pelo Facebook!

2 comentários:


  1. Estudei o diferencial em meu curso de mecânica. Isso, há uns bons 47 anos. Não lembrava de mais nada e minha curiosidade científica estava em ebulição. Seu vídeo é perfeito.
    Dizem que os fundamentos do diferencial foram idealizados pelo Da Vinci, mesmo sem pensar em aplicação prática.
    Antônio Soares Diniz

    ResponderExcluir
  2. Tilú é que vai pirar! E o que me impressiona é a quantidade de vezes em que eu vi explicações de tudo que é jeito sobre isso e mesmo assim ficava meio enevoado. E estava tudo lá há quase 80 anos! Cumprimentos ao cara que desenterrou isso.

    ResponderExcluir